Ética
n
n n
n n
n
OBSERVAÇÕES 1.- É ciência: Tem (a) objeto de estudo (a moral, moral positiva, o bem), (b) leis e método próprio; 2.- Etimologia: ethos (grego) = costumes {(mos, mores (latim)--> moral)}; 3.- Moral: É um dos aspectos do comportamento humano; *(Outros: jurídico, social, alimentar, etc.) *É um conjunto de regras de comportamento próprias de uma cultura. 4.- A ética vai além da moral: procura os princípios fundamentais do comportamento humano (J. R. Nalini).
ÉTICA – CONCEITOS E CLASSIFICAÇÕES
n n
“A ética está para a moral assim como a musicologia está para a música”. “A ética é a ciência da conduta”. Lei de ouro da ética: Não faça ao outro o que não queres que o outro faça a ti (atitude passiva).
Faça ao outro o que queres que o outro faça a ti (Atitude pró-ativa). O todo da ética é integrado pela Deontologia e pela Diceologia (Paulo L. Netto Lobo “Comentários ao estudo da Advocacia”, Ed. Brasília Jurídica, 1966). DEONTOLOGIA: Ramo da ética que trata dos deveres (ex.: códigos de ética). DICEOLOGIA: Ramo da ética que cuida dos direitos.
n n n
n
n
n n
Exs.: Deontologia jurídica: estudo dos deveres dos profissionais de direito. As regras deontológicas do Código de Ética são concentrados em 48 artigos.
ÉTICA – CONCEITOS E CLASSIFICAÇÕES
n
“Ética e moral são sinônimas” (M. Camargo). Outra fonte: ÉTICA --> --> --> --> --> MORAL Temporal Cultural Conduta de regra Prática Aspectos de conduta específicos
n
n
n n n n n
Permanente Universal Regra Teoria Princípios
ÉTICA – CONCEITOS E CLASSIFICAÇÕES
n n
Valores éticos sintetizados por Aristóteles em “Ética a Nicômaco” (Nicômaco era o nome do pai e do filho dele)
n
(Escreveu ainda “Ética a