Engenharia Civil
Os sistemas de classificação bibliográfica como interface biblioteca/usuário* Maristela Cid Gigante
Resumo
As classificações refletem o contexto social no qual foram elaboradas. O contexto histórico e social no qual foram criadas tanto a CDD quanto a CDU difere do contexto histórico atual no qual se presencia infovias, redes de computadores, serviços self-service. O uso da CDD e CDU, atualmente traz implicações e gera deficiências para a interface entre sistema de informação/usuário. Nesse sentido, mecanismos e metodologias que viabilizem uma melhor inteface entre usuários/sistemas de informação necessitam ser propostos pelos profissionais da ciência da informação
Palavras-chave
CDD; CDU; Self-service; Interface − Sistema de informação/usuário.
Introdução
Estamos às portas do século XXI, em um mundo que vive as conseqüências da revolução tecnológica. O mundo real convive lado a lado com um mundo virtual onde a informação e também a vida flui bit-a-bit pelas infovias que, em redes de computadores, abraçam todo o planeta.
Tudo o que é comunitário, tudo o que é social, passa pelo individual, passa pela tomada de decisão pessoal. O ser humano é chamado a todo momento a assumir o seu próprio papel neste mundo em mudança.
Neste contexto, surgem em todos os campos e ambientes estruturas de self-service. As pessoas já estão cada vez mais habituadas a chegar em determinados lugares e procurar por instruções, orientações de auto-serviço. Ou então, ao adquirir qualquer tipo de equipamento ou eletrodoméstico, utilizar-se do manual de instruções, que hoje traz instruções em diversos idiomas, e resolver sozinho seus problemas de montagem e instalação.
Diante dessa leitura da realidade, levanta-se o questionamento acerca das formas vigentes de acesso à informação em bibliotecas e centros de informação, pois tal acesso ainda é feito de forma a manter o usuário dependente dos serviços do