Trabalhadores pobres
Brasiliense, 1986.
01/03/2012
RESUMO
INTRODUÇÃO
É necessário que o professor viva intensamente o papel de educador das crianças, para ajudá-las a crescer e progredir como pessoas até sua plenitude, para isto, precisam conhecer a realidade onde vivem estas crianças. Sempre levando em conta, a idade das crianças, o ciclo de ensino que estão à série ou curso, as características socioeconômicas dos lares, o lugar onde a escola se localiza e o momento histórico atual.
O professor precisa da reflexão e do diálogo com outros professores e com outras pessoas, para entender melhor a realidade destas crianças, pois sua missão é ajudá-las a ver, compreender e a expressar a realidade e ajudá-las a expressar-se, assim como descobrir-se e assumir como um ser crítico na mudança da realidade. Isto fundamenta o homem como ser histórico no tempo, e o transforma num indivíduo capaz de criar e transformar a realidade, em comunhão com as outras pessoas. A função da escola é dar instrumentos às crianças, para análise da realidade e iniciá-las na reflexão a na ação em grupos, assim, levá-las a se conhecerem através do conhecimento dos outros homens: os homens da sua localidade, do seu tempo, de outros locais e de outros tempos.
OS HOMENS DE NOSSA LOCALIDADE
O primeiro passo para a criança ver e compreender a realidade, consiste em ajudá-la a descobrir a vida dos homens que as rodeiam e que estão em contato. Para isto é preciso partir do imediato com as crianças, partir do que constitui sua realidade, e isto a escola chama de "estudo do meio". Os termos estudo e meio, tem conotação diferente de acordo com a idade das crianças. Para as crianças o meio é toda realidade, física, biológica e humana que as rodeia, e ligadas entre si. O meio não tem limites, cada vez é mais amplo, se estende do quintal,