Passo 4
1.1 Introdução à arquitetura de computadores.
RISC e CISC não são exatamente tecnologias, são antes estratégias de projeto de CPU’s – abordagens para atingir certo numero de objetos definidos em relação a certo conjunto de problemas.
Para entender o contexto histórico e tecnológico de onde evoluíram as arquiteturas RISC e CISC é necessário, em primeiro lugar, entender o estado das coisas em relação à VLSI, memória/armazenamento e compiladores nos anos 70 e inicio dos anos 80. Estas três tecnologias definiram o ambiente tecnológico no qual os projetistas e investigadores trabalharam para construir as máquinas mais rápidas.
1.2 Computadores pessoais e equipamentos portáteis.
Computador pessoal
Um computador pessoal ou PC (do inglês Personal Computer) é um computador de pequeno porte e baixo custo, que se destina ao uso pessoal ou por um pequeno grupo de indivíduos. A expressão "computador pessoal" (ou sua abreviação em inglês PC, de "Personal Computer") é utilizada para denominar computadores de mesa (desktops) executando vários Sistemas Operacionais em várias arquiteturas.
Laptop
Um laptop (no Brasil, também é chamado de notebook) ou computador portátil (em Portugal, abreviado frequentemente para portátil) é um computador portátil, leve, projetado para ser transportado e utilizado em diferentes lugares com facilidade. Geralmente um laptop contém tela de LCD (cristal líquido), teclado, mouse (geralmente um touchpad, área onde se desliza o dedo), unidade de disco rígido, portas para conectividade via rede local ou fax/modem, gravadores de CD/DVD. Os mais modernos não possuem mais a entrada para discos flexíveis (disquetes), e, havendo necessidade de utilizar um desses dispositivos, conecta-se um adaptador a uma das portas USB.
Existem varios outros equipamentos moveis, como o smartphone, tablet, pda’s, video games e outros.
1.3 Arquiteturas RISC e CISC.
Um processador CISC (Complex Instruction Set Computer, ou "computador com um