trabaho ossos
Ossos longos: o comprimento são os ossos mais curtos de uma forma diferente dos outros, por isso ele tem a função de proteger os órgãos vitais sobre a largura e a espessura. As extremidades são chamadas de epífises: proximal (mais próximo do cíngulo) e distal, o corpo do osso é chamado diáfise. Ex: fêmur, tíbia, rádio, ulna.
Ossos curtos: têm equivalência em todas as suas dimensões. Ex: ossos do carpo e ossos do tarso.
Ossos sesamóides: todo o osso que se desenvolve no interior de alguns tendões. Ex: patela.
Ossos laminares: (que faz cair em desuso o termo plano): têm o comprimento e a largura maior que a espessura. Ex: escápula, ilíaco, costelas, etc.
Ossos irregulares: não têm equivalência em nenhuma de suas dimensões. Ex: vértebras, sacro, etc.
Ossos pneumáticos: ossos irregulares localizados no crânio e que apresentam cavidades que contém ar. Ex: frontal, esfenóide, maxilar, etc.
O esqueleto humano é dividido em:
Esqueleto Axial - que é composto pelos ossos da cabeça, pescoço e do tronco. Esqueleto Apendicular - Composto pelos membros superiores e inferiores.
Estrutura dentária
Dente é uma estrutura dura, saliente e esbranquiçada composta por polpa, dentina e esmalte que é implantada no maxilar e na mandíbula de muitos vertebrados. É usado primariamente para a digestão mecânica de partículas de alimento, preparando-as para serem deglutidas.
As células do epitélio bucal formam o órgão do esmalte, e as células mesenquimáticas formam a papila dentária. A interação das células epiteliais e mesenquimais são vitais para o processo de iniciação e formação dos dentes. Juntamente com essas células, as cristas neural|células da crista neural contribuem para o desenvolvimento do dente. As células da crista neural originam-se dos tecidos nervosos em um estágio inicial do desenvolvimento e migram para as maxilas, misturando-se com as células mesenquimáticas. Elas funcionam pela integração com as células da papila dentária e