plano de aulas de arte
Colégio Rui Barbosa – Objetivo - Andradina
PROPOSTA DE PLANO DE AULA
TEMA: Produção e apreciação em artes visuais
Serie: 1º ano do ensino médio
DADOS DA AULA: 03 aulas
JUSTIFICATIVA: Abordar em sala de aula o tema: Presépio; investigar os personagens contidos no tema abordado; manuseio da argila e a suas diversas possibilidade na construção de objetos; criar a partir do material proposto personagens para a composição de um presépio coletivo.
OBJETIVO GERAL:
- Apresentar aos alunos o processo de criação de imagens sacras ou não dentro do processo teórico e prático, constituídos em diversas culturas. - Proporcionar a compreensão dos conceitos e linguagens artísticas como: esculturas e imagens sacras. OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
- Construir um presépio coletivo.
Ref. Teórico: Tornou-se costume em várias culturas montar um presépio quando é chegada a época de Natal. Variam em tamanho, alguns em miniatura, outros em tamanho real. O primeiro presépio do mundo teria sido montado em argila por São Francisco de Assis em 1223. Nesse ano, em vez de festejar a noite de Natal na Igreja, como era seu hábito, o Santo fê-lo na floresta de Greccio, para onde mandou transportar uma manjedoura, um boi e um burro, para melhor explicar o Natal às pessoas comuns, camponeses que não conseguiam entender a história do nascimento de Jesus. O costume espalhou-se por entre as principais Catedrais, Igrejas e Mosteiros da Europa durante a Idade Média, começando a ser montado também nas casas de Reis e Nobres já durante o Renascimento. Em 1567, a Duquesa de Amalfi mandou montar um presépio que tinha 116 figuras para representar o nascimento de Jesus, a adoração dos Reis Magos e dos pastores ao Menino Jesus e o cantar dos anjos. Foi já no Século XVIII que o costume de montar o presépio nas casas comuns se disseminou pela Europa e depois pelo mundo.
Fonte: http://vejasp.abril.com.br/atracao/acervo-do-museu-de-arte-sacra/
METODOLOGIA:
Materiais necessários: