Traba
Inglaterra
.Shakespeare (era o mais humanista, pois mostrava em seus livros a alma humana com todas as suas múltiplas faces e além disso era extremamente contra dogmas)
.Thomas Morus (Utopia = descrevia “um país de lugar nenhum”, onde todos eram cidadãos e tratados igualmente, as leis são poucas e todos vivem uma vida perfeita. É um livro que exalta a paz, a compreensão e o amor e condena o desejo pelo poder e dinheiro)
.O Renascimento teve seu declínio no século XVI, quando houve a crise econômica (principalmente na Itália) que diminuiu as riquezas e, consequentemente, o investimento em cultura por causa da inflação e também por conta da Contrarreforma (Reforma Protestante)
A Reforma - No século XVI surgiram muitas novas religiões cristãs, que acabaram com a hegemonia política e espiritual da Igreja Católica e abalaram a autoridade do papa. Esse século foi como uma “Revolução da Igreja”, o equivalente ao Renascimento Cultural, só que no aspecto espiritual.
Esse processo de divisão do cristianismo foi chamado de Reforma, as novas igrejas foram chamadas de protestantes e a reação da Igreja Católica sobre as Protestantes foi chamada de Reforma Protestante ou Contrarreforma.
AS PRINCIPAIS CAUSAS DA REFORMA:No feudalismo, a Igreja ficava no topo. Era a que tinha a maior quantidade de propriedades e privilégios no feudo. Ser do clero era o maior dos privilégios. Com o surgimento dos Estados Nacionais ela começou a ser considerada uma barreira para o desenvolvimento econômico (pois defendia uma vida contrária à dos burgueses, sem o comércio),