Trab
2.1 História - Em mais de cem anos de história, a Klabin já passou por diversas transformações e inúmeras conquistas. Nesta linha do tempo, destacamos os principais fatos marcantes ligados à Klabin S.A. Uma empresa que, desde a chegada de seus fundadores ao Brasil, acredita e investe no futuro, com foco no desenvolvimento sustentável. A Klabin é a maior produtora e exportadora no ramo de papéis para embalagem.
1887
Chegada de Maurício Freeman Klabin ao Brasil. 1890
Maurício Klabin trabalha em uma tipografia no centro de São Paulo (SP), a qual arrenda, criando a empresa M.F. Klabin e Irmão. Além de tipografia, o estabelecimento era uma casa importadora de artigos para escritório.
1899
Fundação da Klabin Irmãos e Cia. (KIC), por Maurício Klabin, seus irmãos Salomão Klabin e Hessel Klabin, e seu primo Miguel Lafer. A empresa importa produtos de papelaria e produz artigos para escritórios, comércios, repartições públicas e bancos.
1902
Família Klabin-Lafer entrou no setor de produção de papel ao arrendar a Fábrica de Papel Paulista, na vila de Salto de Itu.
1909
Constituição da Companhia Fabricadora de Papel (CFP) pela KIC e outros acionistas. A fábrica iniciou seu funcionamento no ano de 1914.
1920
Instalação do escritório da Klabin Irmãos e Cia. no Rio de Janeiro, então capital do Brasil.
1924
A Klabin é considerada uma das três maiores produtoras do setor papeleiro nacional. 1929
É constituída a Sociedade Anônima Jardim Europa em São Paulo, como filial da Klabin. 1931
A KIC arrenda a Manufatura Nacional de Porcelanas S.A. – (MNP), na cidade do Rio de Janeiro (RJ). Cinco anos depois, a Klabin compraria a fábrica. 1934
Aquisição da Fazenda Monte Alegre no Paraná, onde foi construída a primeira fábrica integrada de celulose e papel do Brasil, denominada primeiramente Indústrias Klabin do Paraná e, a partir de 1941, Indústrias Klabin do Paraná de Celulose (IKPC). 1943
Getúlio