Resumo
Nesses três capítulos do livro Neuro Anatomia Funcional de Ângelo machado trataremos dos seguintes assuntos: Aspectos filogenéticos do sistema nervoso, abordando a origem dos reflexos e a evolução dos neurônios principais; Embriologia do sistema Nervoso, falando sobre a divisão do sistema nervoso bem como sua organização morfofuncional; e sobre o tecido nervoso propriamente dito, focando nos Neurônios, Sinapses, Neuróglia, Fibras Nervosas e Nervos.
CAPÍTULO 1 – ASPÉCTOS FILOGENÉTICOS DO SISTEMA NERVOSO * A origem de alguns Reflexos.
Filogênese refere-se aos aspectos evolutivos estudados através da paleontologia e anatomia comparada. Trataremos então neste capítulo os aspectos evolutivos do Sistema Nervoso.
Um processo evolutivo ocorre como meio de sobrevivência, adaptação do meio, expansão da diversidade da espécie entre outros motivos possíveis.
Os primeiros seres vivos relatados a bilhões de anos atrás, eram seres unicelulares e procarióticos, que para sua sobrevivência tornaram-se seres multicelulares eucarióticos. Essa adaptação é explicada pela teoria da simbiose.
Desde os seres mais primitivos o sistema nervoso tinha como função auxiliar e fazer com que o ser se adaptasse ao meio ambiente, tornando necessárias três propriedades: irritabilidade, condutibilidade e contratilidade. A irritabilidade permitia ao indivíduo perceber alterações no meio, assim, era possível que um ser unicelular qualquer, ao ser estimulado, se afastasse do local ou se contraísse (contratilidade), comprovando o sistema nervoso existente (figura 1).
Figura. Ameba
Com o passar dos anos o processo evolutivo tornava-se cada vez mais complexo nos seres vivos, surgindo células especializadas para cada função. As células que desempenhavam as funções de condutibilidade e irritabilidade ficaram conhecidas como neurônios. Em alguns seres como as esponjas (figura1. 2) os receptores de superfície transformaram estímulos físicos e químicos em impulsos nervosos. Nos