Trab
Neste sistema, só poderá governar quem detiver o saber. Assim se constituiria o regime ideal, sob a óptica de Platão. Pondera sobre a sociedade e a divide, originalmente, em classes funcionais. Uma delas é a "classe de ouro", esta seria a classe composta porfilósofos, detentores do saber, capaz de governar.
O Governo dos Sábios levaria à instauração de uma sociedade de educação rígida, onde apenas os detentores do saber detinham o poder. Isto acaba por levar a sociedade à sua decadência, originando, pelo ciclo de Platão, a Timocracia.
a)
Os sofistas foram sábios que atuavam como professores ambulantes de filosofia, ensinando, a um preço estipulado, a arte da política, garantindo o sucesso dos jovens na vida política. Eles ensinavam a arte da retórica.
Os escritos dos sofistas se perderam no tempo, os conhecemos a partir de comentários de Platão, que nos deixa uma visão estereotipada dos sofistas, denominados de charlatães, pois convencem os ignorantes de um saber que, na verdade não possuem.
Para Platão, os sofistas não eram filósofos. Apesar disso, eles deixaram importantes contribuições à filosofia. Foram os primeiros a fazer uma distinção entre a physis (ordem natural) e o nomos (ordem humana). Afirmavam não haver uma verdade absoluta, diziam que o que existia eram opiniões. Protágoras “o homem é a medida de todas as coisas”, significa que, para ele cada homem seria a medida de sua própria verdade.
Eram considerados como portadores de polimatia, ou seja, se posicionavam sobre qualquer assunto. Organizaram um currículo: gramática, retórica, dialética, aritmética, geometria, astronomia e música.
Diferenças Marcantes :
- O sofista é um professor ambulante. Sócrates é alguém ligado aos destinos de sua cidade;
- O sofista cobra para ensinar. Sócrates vive sua vida e essa confunde-se com a vida filosófica: “ Filosofar não é profissão, é atividade do homem