trab
1. As organizações e seus níveis
O ambiente impõe desafios externos à organização, enquanto a tecnologia impõe desafios internos. Para se defrontar com os desafios externos e internos, as organizações diferenciam-se em três níveis organizacionais:
a) Nível institucional ou estratégico: Corresponde ao nível mais elevado da empresa, composto dos diretores, proprietários ou acionistas e dos altos executivos. É o nível em que as decisões são tomadas e são estabelecidos os objetivos da organização, bem como as estratégias para alcançá-los.
b) Nível intermediário: É colocado entre o nível institucional e o nível operacional, e que cuida da articulação interna entre estes dois níveis. Atua na escolha e captação dos recursos necessários, bem como na distribuição e colocação do que foi produzido pela empresa nos diversos segmentos do mercado. Compõe-se da média administração, isto é, das pessoas ou órgãos que transformam as estratégias formuladas para atingir os objetivos empresariais em programas de ação.
c) Nível operacional: É o nível no qual as tarefas são executadas e as operações realizadas: envolve o trabalho básico relacionado com a produção dos produtos ou serviços da organização. É composto pelas áreas encarregadas de programar e executar as tarefas e operações básicas da organização. É nele que estão as máquinas e equipamentos, instalações físicas, linhas de montagem, escritórios e balcões de atendimento.
2. Desenho Organizacional
O desenho da estrutura organizacional deve ser função de um ambiente complexo e mutável e requer a identificação das seguintes variáveis:
1. Entradas: são as características do ambiente geral e de tarefa (fornecedores de recursos, clientes e usuários, concorrentes e entidades regulamentadoras);
2. Tecnologias: utilizadas para a execução das tarefas organizacionais (máquinas, instalações e equipamentos);
3. Tarefas ou funções: são as operações e processos