Modelo biomédico
PENSANDO O PROCESSO SAÚDE DOENÇA: A QUE RESPONDE O MODELO BIOMÉDICO?
- As abordagens da medicina mágico-religiosa e da empírico-racional:
Na antiguidade, o adoecer era resultante de transgressões de natureza individual ou coletiva, sendo requerido para reatar o enlace com as divindades, o exercício de rituais que assumiam as mais diversas feições, conforme a cultura local. As relações com o mundo baseavam-se em uma cosmologia que se ligava a espíritos bons e maus. As pessoas pensavam a doença em termos desses agentes cabendo aos responsáveis pela pratica medica da época aplacar essas forças sobrenaturais.
Ocorre um avanço medico quando o foco do interesse das forças sobrenaturais para o portador da doença começa a ser vista como um fenômeno natural, passível de ser compreendido.
Hipócrates conhecido como Pai da Medicina ocidental, identificou a saúde como fruto do equilíbrio dos humores, sendo a doença resultante do desequilíbrio dos mesmos. A noção de equilíbrio associa-se a ideia de proporção adequada, e foi desenvolvida por Alcmeon. Esse filosofo trouxe contribuições coo a medicina holística, ele acreditava que não se visualiza um estado duradouro de harmonia, nem um conflito permanente, pois a mistura dos opostos se neutralizariam, produzindo a harmonia. Contudo, fica claro que o corpo social e o corpo humano requereria um delicado conjunto de controles para mantê-lo dentro dos limites apropriados.
- O galenismo:
Galeno foi um dos médicos que exerceram maiores influencias na historia da medicina ocidental, fará avanços significativos nas concepções diagnóstico-terapêuticas. A ideia central da sua visão da fisiologia repousa no fluxo permanente dos humores, o que estaria na dependência das influencias ambientais, do calor inato e, em grande medida da ingestão alimentar.
O diagnostico deve ter por fundamentos o cuidadoso exame do doente, o conhecimento do seu estado enquanto sadio, seu temperamento, alimentação além das condições