trab.
A Vitamina B1, ou Tiamina, participa como coenzima na descarboxilação oxidativa de a-cetoácidos tais como: piruvato, a-cetoglutarato e a-cetoácidos de cadeias ramificadas. Participa também nas reações da trancetolase catalizando reversivelmente reações na via das pentoses. Sabe-se também que a tiamina possui funções neurofisiológicas, estando implicada nos fenômenos de neurotransmissão e condução nervosa.
Vitamina B2
A riboflavina participa de diversas vias metabólicas nas reações de óxido-redução principalmente na produção de energia através da respiração celular na forma de FAD/FADH2. Muitas reações metabólicas são catalizadas pelas flavoproteínas, enzimas que têm a riboflavina ligada a elas como coenzima.
Niacina
Niacina, nicotinamida e triptofano são precursores do NAD E NADP, nucleotídeos que atuam como coenzimas. São componentes-chave nas reações de: óxido-redução, síntese de ATP, e reações de transferência de ADP-ribose.
Vitamina B6
Vitamina B6 é o nome dado aos três derivados da 3-hidroxi-5-hidroximetil-2-metilpiridina: piridoxina, piridoxal e piridoxamina. Os derivados fosforilados, piridoxal-fosfato (PLP) e piridoxamina-fosfato (PMP), são as formas de coenzima ativa sendo a PLP a principal forma de interesse biológico.
As numerosas funções da Vitamina B6 em humanos são complexas, multifacetadas e interrelacionadas. Devido à reatividade da forma PLP com aminoácidos e compostos nitrogenados, as funções bioquímicas da Vitamina B6 situam-se em torno destas moléculas atuando como um catalizador versátil em diversas reações.
Ácido Pantotênico
O ácido pantotênico está largamente distribuído nas células e tecidos sendo essencial para todas as formas de vida. é parte integrante da coenzima A (CoA), sendo a fosforilação desta vitamina o primeiro passo na síntese desta coenzima. É a CoA que possui atividade metabólica sendo assim de maior interesse bioquímico.
Na forma de CoA, o ácido pantotênico desempenha múltiplos