entrevisa social
A entrevista social é um processo de escutar, onde há a necessidade de se desenvolver a escuta e o interesse de ouvir o entrevistado. Na entrevista e necessário que se desenvolva o processo de observação sensível, onde pode se desenvolve um “movimento de querer saber, mas deixando para o trás o caráter especulativo. E buscando interesse na entrevista com o usuário.
É necessário que faça, uma preparação do ambiente de entrevista, onde possa ser agradável para o usuário, e se faça a preservação de sigilo da entrevista. A entrevista social pode ter no máximo 45 minutos, para que o usuário e o profissional, não fique cansado, e que ao inicia a entrevista se mencione ao usuário a duração da entrevista. Pode se notar que a entrevista social e um instrumental muito rico, mas é necessário que o profissional saiba utilizar esse instrumental de forma clara.
Esse instrumental, não e exclusivo do profissional de Serviço Social, ele é utilizado por outros profissionais, com direções diferentes. Até mesmo de forma interdisciplinar, onde pode se ser feito analise conjuntas com outros profissionais. Também impedimentos éticos na entrevista social como, fazer atendimento de parentes ou vizinhos. Onde pode haver a influência do profissional, nesses casos é necessário que o usuário seja encaminhado a outro profissional.
Construindo um espaço para o dialogo
Os espaços profissionais hoje, muitas vezes estão em situação caóticas, e a assistência social, ainda é vista pelo usuário “ benefício para pobres”. Cabendo ao profissional o desafio esclarecer ao usuário os seus direitos, tirando essa ideia de benevolência. É sempre necessário esclarecer ao usuário, e busca que sempre que for necessário, apoio na equipe local para realizar uma proposta de atendimento. Para cada profissional, e necessário que esteja bem claro as suas competências profissionais, para que o profissional não assuma serviços e atividades que não esteja de acordo com sua profissão.