beleza
Avalie:
Acerte na estratégia de divulgação do salão de beleza para ganhar e fidelizar clientes texto: Renata Vieira |fotos: divulgação
Qual é o limite entre as formas agradáveis de aproximação com o cliente e um relacionamento superficial e forçado? Algumas empresas, no desespero de atrair e fidelizar o público, conseguem exatamente o contrário. Isso porque a intenção é boa, mas a estratégia está errada.
O engano, segundo Wlamir Bello, consultor de marketing do Sebrae, acontece por desconhecimento do perfil da clientela. Na hora de estabelecer um contato, é necessário fazer um cadastro completo, que leve em conta a localização do salão de beleza, a característica do bairro (comercial ou residencial), a faixa etária dos moradores e o poder aquisitivo, além dos produtos e dos serviços mais procurados.
Esses dados são importantes, pois atualmente, com a variedade de meios de comunicação, muitos empresários se atrapalham na hora de escolher e divulgar seu negócio. “Um grande erro é querer popularizar a empresa a todo custo e desperdiçar as oportunidades de comunicação”, alerta Wlamir.
O segredo é ter objetividade e passar informações úteis. “O profissional sabe que em 30 dias será preciso retocar a coloração na cliente, então uma estratégia de marketing inteligente é entrar em contato com ela no período em que o serviço é novamente necessário”, exemplifica.
Para Marcela Modena, gerente de marketing do Jacques Janine, a tecnologia é uma grande aliada na fidelização de clientes. “Nosso site é uma vitrine que disponibiliza de maneira prática todas as informações do salão, desde sua história e unidades até promoções e notícias interessantes. Ele também já está adaptado para a visualização em iPads e celulares”, comenta.
Quando há eventos, promoções ou lançamentos de produtos, a divulgação pode ser feita por mensagens de celular ou e-mail marketing, mas Marcela acredita que nada funciona tão bem quanto um telefonema. “A