Trab
1) INOVAÇÕES DO PONTO DE VISTA SOCIAL E AMBIENTAL:
O código de ética abrange comportamentos corretos dentro da profissão e na sociedade, ou seja, abrange a área social como também a conduta do engenheiro no exercício da profissão. Responsabilidade Social tem que ser encarada como algo sério, não se resumindo a ações oportunistas. É o exercício planejado e sistemático de ações, estratégias e a implementação de canais de relacionamento entre uma organização, seu público de interesse e a própria sociedade, contribuindo para o desenvolvimento social, pelo respeito ao ser humano, independente de suas opiniões e crenças, pela valorização da diversidade cultural e pela defesa irrestrita da liberdade de pensamento e expressão.
Um bom engenheiro manterá seus assuntos em sigilo na sociedade. Ter conhecimento para não cometer erros; Não praticar qualquer ato que possa prejudicar legítimos interesses de outros profissionais; estímulos de atividades funcionais de seus empregados, não criando obstáculos aos seus anseios de promoção e melhoria. * AMBIENTAL
2) PONTOS QUE ABREM BRECHA PARA DILEMAS:
1º DILEMA: Encontra-se no Artigo 2, onde se orienta a cooperação para o progresso da profissão, “TROCA DE INFORMAÇÕES” que conhecemos como “conhecimento”.
Mesmo fazendo parte da ética e todos os engenheiros possuem esse conhecimento, muitos deles burlam essa lei por motivos particulares (Pessoais).
2º DILEMA: Encontra-se no artigo 3, onde orienta a não criticar de maneira desleal os trabalhos de outro profissional.
Esta lei pode ou não ser cumprida, no seguinte fato: Os engenheiros são pessoas que não se satisfazem com simples. Sempre querem algo melhor, não se conformam facilmente. Com isso, ele estará sempre criticando o trabalho do próximo, até mesmo com a intenção de ajudar ele acaba criticando.
3) CONTRIBUIÇÕES PARA A CONDUTA DO