trab vivian
O ferro não existe de forma livre na natureza, mas sim nas formas de seus minérios, ou seja, compostos que contêm ferro, sendo que os principais são: hematita (Fe2O3), magnetita (Fe3O4), siderita (FeCO3), limonita (Fe2O3.H2O) e pirita (FeS2).
É possível realizar transformações nesses minerais para a obtenção do ferro metálico. A área que faz a extração de um metal através de seus minerais é chamada de metalurgia, e o ramo da metalurgia que trata apenas da produção de ferro através dos minerais mencionados acima é a siderurgia, palavra que vem do grego que significa “trabalho feito sobre o ferro”. Conforme será mencionado mais adiante, nas siderúrgicas também é produzido o aço.
Geralmente, o mineral utilizado nas siderúrgicas é a hematita (figura abaixo) e o processo de produção do ferro é feito em altos-fornos. Primeiramente, colocam-se nesses altos-fornos o carvão coque, que irá ser queimado e produzir calor. Depois se adiciona uma mistura de hematita, calcário (CaCO3) e carvão coque.
produção do cobre O cobre nativo acha-se difundido na natureza sob a forma de filões, mas, usualmente, em quantidades pequenas. É encontrado, comumente, nas zonas oxidadas dos depósitos de cobre, associado à cuprita Cu2O, à malaquita Cu2CO3(OH)2 e à azurita Cu3(CO3)2(OH)2 . Também pode ser encontrada na calcopirita (CuFeS2), sulfeto duplo de ferro e cobre. A obtenção de cobre a partir da calcopirita é feita através das seguintes etapas:
a) Trituração e concentração do minério por flotação
Este processo consiste em juntar ao minério previamente triturado uma mistura de água e óleo. O óleo envolve os minerais metálicos e a água encharca as impurezas.
Em seguida injeta-se uma corrente de ar que faz o óleo espumar na superfície, arrastando com ele os minerais metálicos, de modo que, ao se separar a espuma, têm-se os minerais concentrados.
b) Ustulação do minério
Ustulação é a queima de um minério qualquer que contenha enxofre.
2CuFeS2 + 5O2 --> 2Cu +