Aquecedor solar de Água
ARQUITETURA E URBANISMO
ARQUITETURA SUSTENTAVEL
MANAUS/AM
2015
ANDERSON DA SILVA AGUIAR
LARISSA DA SILVA AGUIAR
6º período “B” Matutino
ARQUITETURA SUSTENTAVEL
Trabalho, apresentado para obtenção de nota na disciplina arquitetura sustentável, ministrado pela professora Simone Costa.
MANAUS/AM 2015
1. AQUECEDOR SOLAR DE ÁGUA
O aquecedor solar como recurso ecológico foi escolhido por dois tópicos essências que são a preservação do meio ambiente e a economia.
O primeiro quesito é de fundamental importância, visto que é com base nele que as leis de incentivo foram criadas. De acordo com um levantamento da DASOL (Departamento Nacional de Aquecimento Solar da Associação Brasileira de Refrigeração, Ar condicionado, Ventilação e Aquecimento – ABRAVA), cada 1 m2 de coletor instalado permite os seguintes benefícios para o meio ambiente:
Evitar a inundação de 56 m2 para geração de energia elétrica;
Economizar 66 litros de diesel por ano;
Economizar 55 kg de gás de cozinha por ano;
Evitar o uso de usinas termo elétricas e de energia nuclear;
Economizar 73 litros de gasolina por ano;
Eliminar a queima de 220 kg de lenha por ano;
Proporcionar a economia com gasto de energia elétrica.
Quanto ao critério econômico, o aquecedor solar também proporciona benefícios. Segundo o mesmo levantamento, a economia nos gastos com a conta de luz pode chegar a 70%, o que propicia um retorno rápido do investimento. Além disso, a instalação de sistemas de aquecedor solar valoriza o imóvel.
Características
Um sistema básico de Aquecimento de água por Energia Solar é composto de coletores solares(placas) e reservatório térmico (Boiler).
As placas coletoras são responsáveis pela absorção da radiação solar. O calor do sol, captado pelas placas do aquecedor solar, é transferido para a água que circula no interior de suas