Doc Sfvivo Manoel
649 palavras
3 páginas
projeto Sao Francisco Vivo No ano de 2014 o rio São Francisco um grande colapso hídrico , e com os mega projetos aprovados na região Setentrional nordestina (principalmente no Ceará e na Paraíba), demandadores de água da transposição do rio
(O objetivo do pacto é o de proporcionar um orçamento hídrico capaz de garantir o desenvolvimento da região, com baixo custo ao ambiente natural da bacia, através do uso racional da água (orçamento), nos projetos de irrigação, de geração de energia, de abastecimento das populações e de usos industriais. )
A transposição do Rio São Francisco, maior obra de infraestrutura hídrica do país, iniciada em 2006, tem andamento considerado adequado pelo governo, segundo balanço do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), apresentado nesta quinta-feira (11). No balanço, o andamento das obras do programa pode ser classificado das seguintes formas: concluído, adequado, em atenção e preocupante.
O Eixo Leste da obra tem previsão de conclusão em dezembro de 2015. Entre 2011 e 2014, período do chamado PAC 2, essa parte do empreendimento recebeu investimentos de R$ 969 milhões e chegou a 67% de execução das obras.
Já o Eixo Norte teve 68% das obras executadas até outubro e deve chegar a 70% até o fim deste mês. No PAC 2, o Eixo Norte recebeu R$ 3,2 bilhões em investimentos.
Em outubro, o governo fez o primeiro teste de bombeamento de água em uma das estações da transposição. A meta, de acordo com o balanço, é que ainda em 2014 esse trecho esteja em pré-operação para entrar em operação comercial em seguida.
Além da transposição do São Francisco, o balanço do governo destaca outras obras de infraestrutura hídrica, como o Eixão das Águas – que teve o Trecho 5 concluído em março deste ano –, e a construção de 238 sistemas simplificados de abastecimento de água e 95 poços para que Alagoas, a Bahia, Minas Gerais, Pernambuco e Sergipe enfrentem os efeitos da seca de forma imediata.
No mesmo eixo das obras hídricas, o governo apresenta os