Neurotransmissores - Tipos e Funções
Tipos e Funções
Universidade Estácio de Sá - Resende/RJ
Aluna: Maria Gabriela Souza Carriço
Curso: Psicologia – 2º Período
Matéria: Neuroanatomia
Professor: Jorge Newton
Neurotransmissores – O que são?
Os neurotransmissores são substâncias químicas liberadas pelos neurônios (células nervosas) e utilizadas para a transferência de informações entre eles, tem a função de biossinalização. Os mensageiros químicos liberados pelas células variam entre dois tipos: hormônios secretados diretamente no sangue e neurotransmissores secretados durante as sinapses, atuando na membrana pós-sináptica que se encontra próxima ao terminal nervoso. A maior parte dos neurotransmissores encontra-se em três categorias: aminoácidos, aminas e peptídeos.
Aminoácidos
Os aminoácidos são moléculas orgânicas formadas por átomos de carbono (C), hidrogênio (H), oxigênio (O) e nitrogênio (N). Elas se unem através de ligações peptídicas, formando as proteínas. Para que as células possam produzir suas proteínas, elas precisam de aminoácidos, que podem ser obtidos a partir da alimentação ou serem fabricadas pelo próprio organismo. Os aminoácidos podem ser divididos em aminoácidos naturais – que são produzidos pelo próprio organismo – e aminoácidos essenciais – os quais os animais não conseguem produzir, mas são obrigatórios na fabricação das proteínas, portanto devem ser retirados dos alimentos.
Naturais
Essenciais
Glicina
Histidina
Fenilalanina
Alanina
Asparagina
Valina
Serina
Glutamina
Triptofano
Cisteína
Prolina
Treonina
Tirosina
Lisina
Ácido Aspártico
Leucina
Ácido Glutâmico
Isoleucina
Arginina
Metionina
Aminas
As aminas são compostos orgânicos nitrogenados que são obtidas através da substituição de um ou mais hidrogênios da amônia (NH3) por demais grupos orgânicos (radicais alquila ou arila). Elas possuem em sua fórmula geral o elemento Nitrogênio e são consideradas bases orgânicas, devido ao par eletrônico disponível no átomo de nitrogênio presente nestes