G1 historia 20151
1040 palavras
5 páginas
Elabore uma reflexão sobre a revolução industrial inglesa a partir dos textos de Landes e Hobsbawn. O mundo do mercado muitas vezes pode ser falho, ele deriva de diferenças, os com pouco ou nenhum recurso tornam possível que a minoria tenha muito. Esse sistema da a ilusão, porem, de ser o ideal, já que permite, na teoria, a mudança de classe de um individuo com base apenas em seu esforço.
Um sistema em êxito, seria um sistema onde todos tenham, no mínimo, uma condição básica boa de vida, sem miséria nem mortes por fome e falta de saneamento. Enquanto alguns tem sobra de alimentos, os melhores médicos, serviços e bens existentes no mercado.
Sem duvida, no campo tecnológico, o mundo de mercado teve êxito e muitos avanços. Mas no âmbito social está longe disso. Como escreve Hobsbawn:
“Não podemos prever as soluções para os problemas que o mundo enfrentara no século XXI, mas para que haja alguma possibilidade de êxito devemos fazer-nos as perguntas de Marx.
A Revolução Industrial Inglesa levou a troca da vida agrária para a industrial. Essa substituiu as habilidades humanas por dispositivos mecânicos, a força humana e a animal pela força inanimada (vapor) e a melhora nos processos de extração e transformação da matéria prima.
Porém, com essas mudanças, poucos burgueses ascenderam e ganharam muito capital, o resto da população formou um exercito de mão de obra barata vivendo em péssimas condições.
A Revolução Industrial reforçou, portanto, as diferenças entre classes, em um primeiro momento, muito acentuada. Felizmente essa foi se tornando menos marcante conforme leis trabalhistas e outras pequenas e grandes revoltas e “revoluções” tomaram lugar. Porem, é inegável que ainda haja um grande vão entre essas classes e uma diferença na quantidade de pessoas em cada uma delas.
Pode ser citado ainda os jogos de troca, em especial o tipo “b”, ou seja, a negociação entre duas pessoas mediadas por um terceiro, um negociante.