Trab Micro
Escherichia Coli
O seu nome vem do descobridor, Theodor Escherich (1857-1911), um médico alemão-austríaco nascido na Baviera. A descoberta ocorreu em 1885 e o seu nome foi dado à bactéria em 1919. Escherichia coli, mais conhecida pela abreviatura E. coli, se refere a gêneros diversos de bactéria bacilar Gram-negativa, anaeróbica facultativa e que não produzem esporos. Podem ser benéficas ou prejudiciais à saúde dependendo da espécie e quantidade no organismo. É um grupo de bactérias que habitam normalmente no intestino humano e de alguns animais, e por isso a presença desta bactéria na água ou nos alimentos se deve à contaminação com fezes. As bactérias E.Coli presentes no intestino humano não causam problemas de saúde, mas quando outros tipos desta bactéria entram no organismo podem causar doenças.
Patogênia
Modo de Transmissão
O E. coli é transmitido por via oro-fecal a seres humanos e outros animais, geralmente por:
Consumir água sem tratamento de esgoto;
Carne não cozida a mais de 71°C;
Leite ou queijos não-pasteurizados;
Vegetais e legumes regados com água contaminada e mal lavados.
Nadar em rios, lagos ou piscinas contaminados;
Contato direto com o ambiente de animais infectados.
Alimentos Envolvidos
Exposições que resultam em doença incluem consumo de comida contaminada, leite não pausteurizado, água não desinfetada, contato com gado, ou contato com fezes de pessoas infectadas.
Doenças causadas pela Escherichia Coli (E. Coli)
A E.coli está entre as principais causas de:
Toxinfecção alimentar: é uma causa importante de Gastroenterites.
Infecção do tracto urinário (ITU): é a mais frequente (cerca de 80% dos casos) causa desta condição em mulheres jovens, podendo complicar em pielonefrite. Resultam da ascensão do organismo do intestino pelo ânus até ao orifício urinário e invasão da uretra, bexiga e ureteres. Frequentemente causadas pelo serovar UPEC. Também conhecida como cistite da lua de mel devido à