Trab lite
Trabalho de Pesquisa
TERREMOTO NO HAITI
Patrícia Backes.
Kelly Dotto.
Professor: Neiva
Componente Curricular: Geografia
Horizontina
2013
Terremoto no Haiti
No dia 12 de janeiro de 2010, um terremoto de sete graus de magnitude atingiu em cheio Porto Príncipe, capital do Haiti, exatamente às 17 horas de terça-feira, horário local, às 20 horas horário de Brasília. Cerca de 25 km (16 milhas) a sudoeste de Porto Príncipe, à profundidade de 10 km (6,2 milhas) sobre a sistema de falhas. Ele também foi sentido em vários países e regiões vizinhas, incluindo Cuba, Jamaica, Venezuela, Porto Rico e os país limítrofe da República Dominicana.Porto Príncipe, depois do terremoto, conforme a figura 1.
Fonte: Infoescola.
O abalo ocorreu nas imediações da fronteira norte, onde placas tectônicas do Caribe desloca para leste por cerca de 20 mm por ano em relação à placa norte-americana. A greve derrapante sistema de falhas na região tem duas filiais no Haiti, a falha do Septentrional-Oriental no norte e na Falha de Enriquillo-Plantain Garden no sul, tanto a sua localização e o mecanismo focal sugerem que o terremoto de janeiro de 2010 foi causado pela ruptura da Falha de Enriquillo-Plantain Garden, que havia sido bloqueado sólido por 250 anos, a recolha de estresse. O estresse acabaria por ter sido dispensado, quer por um grande terremoto ou uma série de outras menores, culminando em uma catástrofe , conforme figura 2.
Fonte: Infoescola.
Histórico de tremores
A ilha de Ilha de São Domingos é sismologicamente ativa e já experimentou tremores significantemente destrutivos. Ocorreu um terremoto em1751, quando a ilha ainda estava sob domínio francês, e outro em 1770. Um outro abalo atingiu a cidade de Cap-Haïtien e outras cidades na parte norte do Haiti e da República Dominicana, destruídas em 7 de maio de 1842. Em 1946, um sismo de magnitude 8,0 atingiu a República