Comparativo Codecs
Source para protocolos VoIP
Fábio Ruschel Mancio, Leandro Takashi Hirano
ULBRA - Universidade Luterana do Brasil – Curso de Redes de Computadores fabio@e-ruschel.com, takashi.hirano@gmail.com
Resumo. A tecnologia VoIP (Voz sobre IP) utiliza protocolos específicos para o transporte da voz e algoritmos de codificação (chamado codecs) para digitalização da voz humana. O objetivo deste artigo é apresentar uma análise comparativa de desempenho dos codecs Open Source G.711, G.726 e Speex utilizando o protocolo VoIP SIP (Protocolo de Iniciação de Sessão). Essa comparação é feita utilizando ferramentas para monitoramento de rede e análise de áudio. Os resultados obtidos mostram que entre os codecs avaliados, o codecs G.711 e o Speex apresentam os melhores resultados.
1
Introdução.
A área de telecomunicações vem passando por grandes mudanças, estas ocorrem devido a avanços tecnológicos na área de redes de computadores. Com a grande ampliação de redes como a Internet os serviços de telefonia, antes oferecidos por sistemas baseados em comutação de circuitos, tem sido oferecidos sobre redes de comutação de pacotes, alterando a forma como estes serviços tem sido oferecidos e diminuindo significativamente o seu custo.
O objetivo deste artigo é analisar a tecnologia utilizada para transmissão de voz sobre IP, analisando os codecs open source utilizados no processo de digitalização da voz. Essa análise será feita através de experimentos práticos procurando analisar a sobrecarga gerada por estes codecs na rede e a qualidade de voz transmitida por eles.
Para realizar esta análise foram criadas duas centrais telefônicas VoIP utilizando o sistema de PBX (Private Branch eXchange) open source Asterisk e duas estações de trabalho cada uma representando um ramal. Foi estabelecida uma conexão entre os dois ramais e reproduzido um arquivo de som enquanto é monitorado o desempenho da rede através de