ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO
É o ramo da engenharia que desenvolve e executa projetos de automação industrial. O engenheiro de controle e automação projeta e opera equipamentos utilizados nos processos automatizados de indústrias em geral, além de fazer sua manutenção. Ocupa-se do gerenciamento de projetos de automação industrial e comercial. É o responsável pela programação das máquinas e pela adaptação de softwares aos processos industriais. Em empresas que já estão automatizadas, redimensiona, opera e mantém os sistemas e equipamentos já instalados.
Qual é a diferença entre Mecatrônica e Controle e Automoção?
As duas engenharias partem, originariamente, de três áreas principais: mecânica, elétrica e computação. A diferença fundamental entre elas está na ênfase colocada em cada uma dessas áreas. Enquanto a Engenharia Mecatrônica parte de uma base majoritariamente mecânica, a Engenharia de Controle e Automação parte de uma base elétrica, com bastante ênfase em controle e automação. Antes de optar por um curso, preste atenção nessa questão e confira a grade curricular e a ênfase dada.
Mercado de Trabalho
A carência de engenheiros no país para implementar programas de infraestrutura e desenvolvimento econômico aquece o mercado para o profissional dessa área. "O aumento no uso de tecnologias de exploração e produção de petróleo e gás e a modernização do parque tecnológico estão entre as principais razões da valorização da carreira", diz o coordenador do curso de Engenharia de Controle e Automação da Unicamp, Alberto Luiz Serpa. O Sul, Sudeste e a região da Zona Franca de Manaus são os principais centros de emprego.
Curso
Nos dois primeiros anos, o forte são as aulas de matemática, física, química e informática. O aluno também estuda lógica digital, efeitos sociais da automação e sistemas processadores e periféricos. A partir do terceiro ano, misturam-se as disciplinas de Engenharia Mecânica, Eletrônica e Computação. Nas atividades em