Engenharia controle e automação
_ Aula tema: Exercícios. Estruturas de dados compostas: vetores. Estruturas de dados compostas: matrizes. Esta atividade é importante para que você exercite o uso de matrizes e verifique o uso de dados distintos.
Para realizá-la é importante seguir os passos descritos.
PASSOS
Passo 1 (Equipe)
Considerem que o algoritmo definido na Etapa 1 da Etapa 3 deverá ser ampliado de forma a apresentar a média, o menor e maior valor das cotações de todas as moedas que o aplicativo suportar. Definam uma matriz como estrutura para guardar as informações das cotações diárias de cada moeda, sendo que as linhas deverão corresponder à moeda e as colunas aos dias do mês. Para identificação de cada moeda, usem um vetor, sendo que a posição do vetor em que uma moeda está alocada corresponda à linha da matriz que contém suas cotações diárias. A equipe deverá apresentar:
1. especificar os novos dados a serem incorporados no algoritmo;
Para conseguirmos efetuar a nova programação, tivemos que aplicar o conceito da função matricial, ou seja, a aplicabilidade de linhas e colunas dentro da função FOR. Esse comando possibilitou um equilíbrio entre estrutura interna do software e estrutura de uso, pois, a facilidade de adequar-se a novas solicitações do gerente de projeto foi incrível.
2. definir o processamento necessário para encontrar o valor médio, o menor e o maior valor da cotação dentro de um mês;
Através de comandos de acesso ao banco de dados, criamos variáveis de resgate histórica e, esse tipo de acesso, permitiu a lógica de pesquisa dentro da solicitação do usuário. Houve a necessidade de incorporar a função IF para possibilitar o processamento dos dados antes da impressão de tela.
3. apresentar o pseudocódigo do algoritmo alterado. Dica: analisem o código fonte da página do conversor do UOL Economia. Disponível em: . Acesso em: 13 ago. 2011. Peguem as 66 moedas que esse conversor utiliza para usarem no algoritmo