PABX
Este tutorial apresenta os conceitos básicos de um PABX IP, suas características e aplicações.
Alberto Mitsuo Sato
Engenheiro de Eletrônica e Telecomunicações (CEFET-PR 88), com certificado da Cisco CCNP (Cisco
Certified Network Professional), tendo atuado por 11 anos na Telepar / BrasilTelecom nas áreas de suporte a desenvolvimento de sistemas, gerenciamento da Rede Corporativa e implantação e gerenciamento de
Sistemas de Supervisão e Controle do Backbone Internet e Rede de dados (Rede Determinística,
Frame-relay e ATM).
Atualmente é Consultor Técnico das seguintes empresas: Integrartis (Curitiba), SoftOne (Curitiba) e TM
Solutions (São Paulo). Trabalha na empresa Innovus (Volta Redonda) como Diretor Técnico na área de desenvolvimento de soluções VoIP, PLC (PowerLine Communications) e Networking.
Email: amsato@innovus.com.br
Categorias: Telefonia Fixa, VoIP
Nível: Introdutório
Enfoque: Técnico
Duração: 15 minutos
Publicado em: 22/11/2004
1
O Telefone e o PABX tradicional (analógico)
Telefone
O telefone é um dos principais e mais antigos equipamentos de um escritório. A tecnologia que está por trás deste dispositivo de comunicação, entretanto, está no meio de uma grande transformação tecnológica.
A Rede de telefonia tradicional está desatualizada diante do mercado global, pois suas funções são limitadas e estão ficando ultrapassadas em relação às necessidades das empresas. Muitos estão convergindo a rede de dados e voz para simplificar sua operação, obter novas funcionalidades, reduzir os custos e aumentar a produtividade dos funcionários.
PABX tradicional (analógico)
Em meados dos anos 80, quando os PABXs tradicionais foram desenvolvidos, tanto os computadores quanto os microprocessadores eram muitos limitados e com custo muito elevado. A rede de dados era ainda desconhecida e era baseada na comutação de circuitos, por exemplo o X.25.
O PABX tradicional utiliza tecnologia proprietária e os usuários ficam sempre