geografia de pernambuco
Prof . Kiko
Geografia de Pernambuco
Composto por planícies e serras, Pernambuco registra áreas geograficamente bem demarcadas.
Maracaípe
Com 98.311 km², Pernambuco é um dos 27 estados brasileiros. Localizado no centro leste da Região Nordeste, tem sua costa banhada pelo Oceano Atlântico. O estado faz limite com a Paraíba, Ceará, Alagoas, Bahia e Piauí. Também faz parte do território pernambucano, o arquipélago de Fernando de Noronha, a 500 km da costa. São 185 municípios - com um total de 8.796.032 habitantes - e tem a cidade do Recife como sua capital.
Morro do Pico - Fernando de Noronha
1
Centro de Matérias Isoladas para Concursos e Vestibulares - www.jaula.com.br Fernandes Vieira: 3423-1949 – 3076-5055
GEOGRAFIA
Prof . Kiko
Apesar de ser um dos menores estados da Federação em extensão territorial, o estado possui paisagens variadas: serras, planaltos, brejos, semi-aridez no interior, e belíssimas praias. O relevo é linear em sua maioria, sendo de planície litorânea
- com alguns pontos, sobretudo no Recife, no nível do mar - e, à medida que vai se entrando para o interior, tem picos de montanhas que ultrapassam os 1000 metros de altitude.
Vista do Alto da Sé - Olinda
O RELEVO EM PERNAMBUCO
A superfície terrestre não é toda igual. Nela existem lugares altos, baixos, planos, ondulados... A essas diferentes formas da superfície terrestre damos o nome de relevo.
O relevo resulta da ação de duas forças: uma tem origem no interior da Terra, como os vulcões e os terremotos; a outra, que é externa, vem da ação do calor do Sol, das águas e do vento sobre as rochas, desgastando-as e corroendo-as pouco a pouco. Esta ação é denominada erosão.
Quando falamos de relevo, devemos considerar o relevo de superfície e o relevo submarino.
Relevo de superfície é aquele que se encontra acima do nível do mar. Relevo submarino é aquele que se encontra abaixo do nível do mar. O nível do mar, que tem altitude zero, é sempre tomado