cromatografia
CAMPUS MOSSORÓ
DISCIPLINA: QUIMICA EXPERIMENTAL
NOÇÕES SOBRE CROMATOGRAFIA
ALUNO: MARCOS GOMES SARAIVA
TURMA: SANEAMENTO
PROFESSORA: MICHELE ASLEY ALENCAR LIMAI
03/2014
INTRODUÇÃO: No trabalho elaborado e desenvolvido iremos ver o assunto de “Noções sobre Cromatografia” A cromatografia é uma técnica quantitativa, tem por finalidade geral duas utilizações, a de identificação de substâncias e de separação-purificação de misturas. Usando propriedades como solubilidade, tamanho e massa. A separação cromatográfica é baseada na distribuição dos componentes entre uma fase estacionária e uma fase móvel.
Cromatografia é um processo físico de separação, no qual os componentes a serem separados distribuem-se em duas fases: fase estacionária e fase móvel. A fase estacionária pode ser um sólido ou um líquido disposto sobre um suporte sólido com grande área superficial. A fase móvel, que pode ser gasosa, líquida ou ainda um fluido supercrítico, passa sobre a fase estacionária, arrastando consigo os diversos componentes da mistura.
Existem quatro tipos principais de cromatografia: cromatografia em papel (CP), cromatografia de camada delgada (CCD), cromatografia gasosa (CG) e cromatografia líquida de alta eficiência (CLAE). A seleção do tipo de cromatografia adequada depende dos materiais a ser isolados e freqüentemente, diversos métodos cromatográficos podem ser usados seqüencialmente para que seja obtido um composto na forma pura. A seleção do método a ser empregado depende do material a ser utilizado.
CROMATOGRADFIA EM PAPEL
A cromatografia em papel (CP) é uma das técnicas mais simples e que requer menos instrumentos para sua realização, porém é a que apresenta as maiores restrições para sua utilização em termos analíticos. Neste tipo de cromatografia, uma amostra líquida flui por uma tira de papel adsorvente disposto verticalmente. O