Diodos Ceifadores
O diodo é composto por uma junção de semicondutores com dopagem tipo p e n (junção pn), sendo que esta junção permite mais facilmente a passagem de portadores de carga em um sentido que em outro. O diodo, grosso modo, é um dispositivo, que quando em polarização direta permite a passagem de corrente, e em polarização reversa impede a passagem de corrente.
O diodo semicondutor é um componente que pode comportar-se como condutor ou isolante elétrico, dependendo da forma como a tensão é aplicada aos seus terminais. Essa característica permite que o diodo semicondutor possa ser utilizado em diversas aplicações, como, por exemplo, na transformação de corrente alternada em corrente contínua.
Um diodo semicondutor é formado a partir da junção entre um semicondutor tipo P e um semicondutor tipo n:
Efetuando-se esta união, o excesso de elétrons do material N tende a migrar para o para o material tipo P
Logo após a formação da junção pn, alguns elétrons livres se difundem do semicondutor tipo n para o semicondutor tipo p. O mesmo processo ocorre com algumas lacunas existentes no semicondutor tipo p que difundem para o semicondutor tipo n.
Conforme ilustrado abaixo, as cargas produzidas nas proximidades da junção são cargas fixas à rede cristalina. Essa região de cargas próxima à junção é denominada região de cargas descobertas ou região de depleção.
Circuitos ceifadores
Os circuitos ceifadores são utilizados para controlar a tensão entre valores pré-definidos, eles "desviam" tensões mais altas, protegendo uma certa região do circuito, sendo uma das aplicaçõe mais simples dos diodos.