trab geo
Aluna: Thaís Barreiros Prates
Serie/Turma: 2° C
Professor: João Luís
Trabalho de Reclassificação
Tema: A geopolítica das fontes de energia
Sumário
Introdução
Desenvolvimento
I. Principais matrizes e formas de reaproveitamento
II. Geopolítica do petróleo no mundo contemporâneo
III. Demandas ecológicas das matrizes energéticas do globo
IV. Descoberta do pré-sal e o crescimento da importância diplomática no Brasil
Conclusão
Com o advento da industrialização e a predominância do sistema capitalista, o mundo contemporâneo vem sendo cada vez mais dependente dos recursos energéticos, que são destinados à produção de energia elétrica para residências e empresas, e servem como combustíveis para meios de transporte e maquinários agrícolas e industriais. Assim, cada país possui, de acordo com sua estrutura geográfica, uma matriz energética, ou seja, um conjunto de fontes de energia que sustenta o desenvolvimento de suas atividades econômicas.
Hoje em dia existe uma variedade de fontes de energia, que são classificadas em renováveis e não renováveis. A energia renovável é aquela obtida a partir de recursos naturais que não se esgotam com o uso, enquanto a energia não renovável é produzida através de recursos que não podem ser repostos nem pelo homem nem pela natureza, esgotando-se à medida que são explorados.
O problema das fontes de energia não renováveis são os gases emitidos pela queima, portanto o aumento do consumo mundial de energia é um agravante para diversos problemas ambientais já existentes ou não. Esse aumento ocorre nos países em desenvolvimento, especialmente nos emergentes, por causa do crescimento populacional e econômico. Segundo estimativas, entre 2015 e 2020 esses países, consumirão mais energia que os desenvolvidos, o que torna ainda mais urgente a necessidade de um planejamento que considere os impactos ambientais. São esses fatores que levam as nações para uma nova corrida: As das fontes