Trab geo
Cartografia: Um olhar na história
Tema: Cartografia um novo olhar na história
INTRODUÇÃO
A cartografia provavelmente seja a mais antiga representação do pensamento geográfico. Desde a pré-história o homem busca maneiras de representar à natureza através de uma escrita, no caso da cartografia a escrita através do desenho de mapas. Os primeiros mapas eram feitos em madeira, esculpidos ou pintados. Estes mapas eram de grande utilidade principalmente para a demarcação de territórios de caça e pesca. A cartografia teve um momento de maior crescimento e aprimoramentos nas suas técnicas de representação das áreas na antiguidade a partir da do expansionismo territorial, principalmente da Alemanha e da França.
A cartografia se torna geográfica a partir do momento em que ela não se preocupa somente com a representação do espaço físico, mas também com a relação que o homem mantém com aquele espaço e que o espaço mantém com o homem. A cartografia geográfica torna-se um dos mais táteis elos entre a geografia técnica e a geografia humana, promovendo uma possibilidade de estudo da relação do meio físico com a atividade humana.
Contemporaneamente a cartografia é dividida em cartografia técnica e cartografia política, sendo que a união destas duas cartografias dá origem a cartografia geográfica que trata além da área representada nos mapas também da relação entra a população e estas áreas, principalmente na questão demográfica e política e cultural, como densidade demográfica, fronteiras territoriais e políticas, demarcação de reservas indígenas segundo seus territórios históricos e culturais, demarcações de áreas de proteção permanente, além da importância militar na demarcação de áreas de conflito.
Atualmente os mapas e cartas são importantes instrumentos para o trabalho dos geógrafos e de vários outros profissionais. Os produtos da cartografia, cartas e mapas,