Trab Expressionismo
O Expressionismo surge no final do século XIX, em contrapartida ao impressionismo com características que exaltam o subjetivo. Neste movimento, a ideia do artista é de recriar o mundo e não apenas de aceitar da mesma forma que é visto. Ele se opõe à objetividade da imagem, destacando, em oposição, o subjetivismo da expressão.
História
O seu auge ocorreu na Alemanha e abrange vários artistas em um momento que o país passava por uma fase de guerra. As obras de pintores expressionistas mostram o estado psicológico e as denúncias de uma sociedade que era carente de um mundo melhor.
O Expressionismo não se limita a apenas um movimento artístico e uma forma de se expressar, ele foi uma atitude em favor dos valores humanos em uma época que politicamente isso não importava muito.
O pintor mais relevante deste movimento foi o holandês Vincent Van Gogh, que, com o seu estilo próprio, já mostrava, através de suas pinturas, os primeiros sinais do expressionismo. Ele serviu como inspiração para artistas como: Paulo Klee, Érico Heckel, Max Beckmann e Francisco Marc. Existem ainda outros pintores, entre eles, Pablo Picasso, que também foi influenciado por este movimento artístico. Um importante pintor dessa fase foi o norueguês Edvard Munch, conhecido pela obra O Grito.
Apesar de existir varias pinturas que tiveram como base o expressionismo, ele não se restringiu a apenas isto, foi importante também para outras manifestações artísticas, como teatro, cinema e a literatura, onde foram criadas obras que transmitem a crise de consciência que atingiu a população alemã durante as guerras.
Surge em 1940 o expressionismo abstrato, criado em Nova York por pintores como Kooning e Pollock. Nesta fase o estilo era bem diversificado e objetivavam a libertação de padrões estéticos que reinavam na arte americana.
Expressionismo no Brasil
Em nosso país este movimento também teve sua relevância. Nas artes plásticas, podemos destacar:
- Candido Portinari, que mostrou em suas obras a