FISIOLOGIA
Educação Física
Artigo Cientifico, Assunto – Fisiologia Hepática
Carol
Caio Moraes Nº 05
Carlos Roberto de Mello Junior Nº 06
Thiago
Turma 102B
Fisiologia
São Paulo, 25, Abril, 2014
Resumo
Esse trabalho teve como objetivo pesquisar e estudar um artigo cientifico no qual o assunto fosse relacionado ao que aprendemos em sala de aula. O grupo encontrou em suas pesquisar um artigo escrito pela Professora Maria Isabel Schinoni, da faculdade de medicina da Bahia, UFBA, Salvador, BA, Brasil. O artigo fala sobre o assunto fisiologia hepática no qual descreve a importância do fígado para o organismo para a metabolização das proteínas, carboidratos e lipídios, da sua função de imunidade e sua função no armazenamento de substancias.
Fisiologia Hepática
O fígado é a maior víscera do corpo humano, é responsável pela síntese e o metabolismo de varias substancia. É fundamental na função digestiva através de sínteses e secreções de sais biliares, como também é essencial na regulação do metabolismo dos carboidratos, proteínas e lipídios, tanto no armazenamento de substancias como na degradação e excreção de hormônios.
Regulação do metabolismo dos carboidratos, lipídios e proteínas
O fígado e a musculoesquelético constituem os principais locais de estoque de glicogênio. Quando a glicemia está elevada, o fígado sintetiza glicogênio e quando a glicemia cai o fígado utiliza o glicogênio armazenado para sintetizar glicose (Glicogenolise), para manter o equilíbrio glicêmico constante. O fígado também é o órgão mais importante para a gliconeogênese, pois produz glicose através da conversão de aminoácidos, lipídios ou carboidratos simples. Os hepatócitos também sintetizam e secretam moléculas lipoproteicas de baixa densidade que são convertidas em outras lipoproteínas séricas (de baixa, intermediaria e alta densidade). Essas moléculas são principais fontes de colesterol e carboidrato para diversos