Trab. Educação Física
Essa situação, geralmente, ocorre num momento de grande esforço, ao praticar algum tipo de atividade física. O estiramento muscular pode ocorrer em indivíduos pouco preparados fisicamente ou até mesmo em atletas de alta competição.Não é uma lesão muito grave, mas causa dor e incapacidade de realizar os movimentos na perfeição, por isso necessita de um tratamento adequado. Para evitar um estiramento muscular deve-se aquecer e alongar os músculos antes de qualquer esforço. Torção de Tornozelo Como acontece?
As calçadas e as ruas de nossa cidade não estão em condições ideais de conservação. A moda feminina do sapato com salto alto facilita uma torção no simples pisar num buraco ou na quebra deste salto. Ou então na pratica de um esporte quando por um desequilíbrio, que pode ser por várias causas, o pé pisa mal no chão e aí acontece a torção. O que é uma torção do tornozelo?
A torção, ou entorse do tornozelo, é uma lesão muito frequente, na qual os ligamentos são alongados até se romperem parcial ou totalmente. Ela pode ocorrer quando pisamos em falso num buraco ou degrau, fazendo com que o pé gire para dentro devido ao peso do corpo, comprometendo os ligamentos do lado de fora ou de dentro do tornozelo, em geral os ligamentos de fora são os mais comprometidos. Quais são os sintomas?
A parte de fora do tornozelo, abaixo e a frente da ponta do osso (fíbula ou perônio porção distal) apresenta dor e inchaço e, geralmente, fica roxa, e mais quente. Às vezes o inchaço é mais localizado e aparece uma saliência em forma de um ovo. Não se assustar. O que fazer?
Em caso de torção, as atividades físicas devem ser suspensas e é preciso evitar