Trab De Metodologia Inova Es Editado 2
Os túneis surgiram a partir das necessidades dos seres humanos de se locomover, transportar matérias ou suprimentos básicos, saneamento básico, etc. Partindo deste principio, os primeiros túneis de que se tem registro foram feitos pelos romanos 97 anos d. C com objetivo de transportar água das montanhas pra os vilarejos. A cada dia, aproximadamente 321,3 milhões de litros de água eram distribuídos das montanhas para os vilarejos de Roma.
O princípio básico para se entender como um túnel funciona, parte de uma passagem horizontal localizada sob o solo. Embora a erosão e outras forças da natureza possam formar túneis, vamos falar somente sobre os feitos pelos homens: túneis criados pelo processo de escavação. Há muitas maneiras diferentes de escavar um túnel, incluindo o trabalho manual, explosivos, aquecimento e resfriamento rápidos, equipamento específico ou uma combinação desses métodos.
Há estruturas que podem precisar de escavação semelhante à usada na construção de túneis, mas que não são túneis. Poços, por exemplo, costumam ser cavados com a mão ou com equipamento de perfuração, mas, ao contrário de túneis, são verticais e menores. Muitas vezes, os poços são construídos como parte de um projeto de túnel para analisar a rocha ou o solo, ou para fornecer direções ou locais que serão usados para auxiliar a escavação do túnel.
O diagrama abaixo mostra a relação entre as duas estruturas em um túnel típico, construído sob uma montanha. A abertura de um túnel é um portal. Já o "teto" do túnel, ou a metade superior do tubo, é chamada de coroa. A metade inferior, por sua vez, é chamada de base. A forma geométrica básica de um túnel é o arco contínuo. Como os túneis devem aguentar uma pressão enorme vinda de todos os lados, o arco é a forma ideal e, no caso do túnel, o arco simplesmente faz a volta toda nele.
Figura 1 – Diagrama de como funcionam os túneis
Fonte: http://ciencia.hsw.uol.com.br/tunel.htm
Engenheiros