trab de geo
Indústria e sustentabilidade:
A indústria e as emissões de materiais particulados
2º ano
Colégio Guilherme Dumont Villares
História e Geografia
2º ano D
Professores André e Kazu
A indústria e as emissões de materiais particulados
Igor Ribeiro Nº 09
Juliano Couto Nº 10
Luiz Guilherme Morgado Nº 16
Sabrina Aleixo Nº 22
Vinícius Gil Nº 24
São Paulo, 15 de junho de 2015
Os canteiros de obras são causadores de diversos impactos ambientais relacionados ao grande consumo de recursos e à grande geração de poluições e incômodos que afetam toda sociedade. Dentre estas poluições, está a emissão de material particulado na atmosfera, responsável por uma série de problemas respiratórios e cardíacos, danos à flora e à fauna, incômodos à vizinhança, danos ao solo, à água e à qualidade do ar, entre outros aspectos. Em vários países, os canteiros de obras são reconhecidos como uma das principais fontes de poluição por partículas. O objetivo deste trabalho é identificar as principais fontes emissoras de material particulado entre as diversas atividades de construção, as principais ferramentas de controle e prevenção de emissão e os principais métodos de monitoramento aplicáveis aos canteiros de obras de edifícios. Sua metodologia está baseada em compilação de bibliografia nacional e internacional disponível. Como resultado, são apresentados elementos que mostram que é possível às empresas construtoras realizarem o controle de emissões de material particulado de seus canteiros de obras, dentro da realidade brasileira.
Os materiais particulados referem-se a partículas de material sólido ou líquido que ficam suspensas no ar, na forma de poeira, neblina, fumaça, fuligem e outras, com uma faixa de tamanho menor que 100 µm (entre 0,002 e 100µm).
Os materiais particulados estão envolvidos em uma série de problemas, e entre os problemas eles estão a morte prematura de cardíacos, problemas do coração como ataques cardíacos e arritmia