Trab De Geo
Colégio Anglo Pouso Alegre
Conflitos indígenas no Brasil
Giulia Costa Lins de Medeiros
Prof.: Tarta
2˚ ano ‘A’2013
1. Introdução
O trabalho abordará sobre os atuais conflitos indígenas no Brasil e tem como objetivo mostrar os principais conflitos indígenas no Mato Grosso do Sul e em Roraima, a formação do parque Xingu e a demarcação de terra indígenas.
1.1 O atual conflito no Mato Grossa do Sul (MS)
O estado do MS é um dos principais foco de tensão indígena devido ao superpovoamento. Os índios começaram a invadir fazendas de agricultores que estão em territórios reconhecidos pelo Ministério da Justiça como posse permanente dos índios terena desde de 2010.
1.2 A reserva da Serra indígena da Raposa do Sol (RR)
Roraima é um estado onde possuí mais um foco de conflito produzido em virtude da luta pela terra no Brasil, dessa vez envolvendo índios e produtores de arroz. A área da reserva foi demarcada pelo presidente Lula em 2005, mas mesmo assim gerou polêmica devido à permanência de não-índios na região.
1.3 A formação do parque nacional do Xingu e seu futuro
O parque nacional do Xingu foi criado em 1961 pelos irmãos Villas Bôas com o objetivo de proteger etnias indígenas. Mas atualmente o parque poderá ser prejudicado pela construção da Usina hidrelétrica de Belo Monte podendo agravar vários problemas .
1.4 Manifestações nas estradas de agricultores
Os agricultores começaram a se manifestarem em estradas de Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Santa Catarina, o motivo do protesto são as demarcações de terras indígenas.
2.Desenvolvimento
2.1 O atual conflito no Mato Grosso do Sul (Sidrolândia)
No Mato Grosso do Sul, os conflitos têm se acirrado e ao menos cinco fazendas foram ocupadas por índios na região do