trab adm
O que é depreciação?
Depreciação é a diminuição parcelada de valor que sofrem os Bens de Uso da empresa, em decorrência do desgaste pelo uso da ação da natureza e da obsolescência.
Contabilmente, depreciar significa considerar como Despesa, ou custo de um período, parte do valor gasto na compra dos Bens de Uso da empresa. Os Bens sujeitos à Depreciação são os corpóreos (tangíveis, materiais), como, Computadores, Móveis e Utensílios, Imóveis (construções), Instalações, Veículos etc. Esses bens são contabilizados em contas que figuram no Ativo Não-Circulante.
Por qual motivo a depreciação é apurada?
Quando a empresa compra Bens para uso próprio, ela efetua um gasto. Esse gasto, considerado investimento, não pode ser contabilizado como Despesa no momento em que a compra foi efetuada. Entretanto, esses Bens, sendo utilizados pela empresa, desgastam-se e perdem o valor. Por esse motivo é feita a Depreciação. Por meio dela, a empresa pode considerar como Despesa o valor gasto na aquisição dos seus Bens de uso. Para se depreciar o valor gasto na aquisição de um bem, é preciso atender a algumas exigências técnicas, tendo em vista, principalmente, o tempo de vida útil do Bem. Os Bens não duram eternamente; eles têm um tempo de vida útil. Quando desgastados pelo uso ou em função da natureza ou mesmo pela obsolescência, deixam de ser convenientes para empresa. As causas que justificam a Depreciação são:
Desgaste pelo uso: você compra um automóvel hoje. Daqui a cinco ou seis anos esse automóvel, sendo usado diariamente, não terá o mesmo desempenho de quando novo.
Ação da natureza: o próprio automóvel anteriormente citado, por ficar exposto ao sol, à chuva, sofre essas influências climáticas e se desgasta.
Obsolescência: antigamente existiam as calculadoras manuais, grandes de difícil manejo e transporte. Hoje, com os novos inventos, temos calculadoras muito mais