trab adm
Prof.:
Disciplina: ADM Bimestre: 3º bim.
Aluno(a): nº: Turma:
Teorias de administração.
Foco: Aspectos positivos e negativos.
1º Adm. Científica – Frederick W. Taylor
Asp. Positivo:
- Adoção de métodos para diminuir a fadiga e os problemas de saúde dos trabalhadores.
- Uso de métodos padronizados para reduzir custos e aumentar a produtividade.
- Selecionar os operários de acordo com as suas aptidões e então prepará-los e treiná-los para produzirem mais e melhor, de acordo com o método planejado para que atinjam a meta estabelecida.
Asp. Negativo:
- A AC transformou o homem em uma máquina. O operário é tratado como apenas uma engrenagem do sistema produtivo, passivo e desencorajado de tomar iniciativas.
- A superespecialização do operário facilita o treinamento e a supervisão do trabalho, porém, isso reduz sua satisfação e ele adquire apenas uma visão limitada do processo.
- A AC trata da organização como um sistema fechado sem considerar as influências externas.
2º Adm. Clássica – Henri Fayol
Asp. Positivo:
- Especialização dos funcionários desde o topo da hierarquia até os operários da fábrica, assim, favorecendo a eficiência da produção aumentando a produtividade - O trabalho deve ser conjunto, facilitado pela comunicação dentro da equipe. Os integrantes de um mesmo grupo precisam ter consciência de classe, para que defendam seus propósitos.
- A justiça deve prevalecer em toda organização, justificando a lealdade e a devoção de cada funcionário à empresa.
Asp. Negativo:
- Fora tachada de tendenciosa, desenvolvendo princípios que buscavam explorar os trabalhadores.
- Tendo como ótica a visão da empresa a partir da gerência administrativa, Fayol focou seus estudos na unidade do comando, autoridade e na responsabilidade. Em função disso, é visto como obcecado pelo comando.
- Não existe fundamentação experimental dos métodos e técnicas estudados por Fayol. Os princípios que este apresenta carecem