trab 1
Sempre gostei de fazer programas, e sempre fiquei curioso pelos programas utilizados em mercados, restaurantes, etc. Soube que o “programa” era um si, sistema de informação, que é utilizado em todos ou quase todos comércios, uns um pouco mais desenvolvidos e uns sistemas mais básicos.
Aprendemos desde maquinas programáveis ou computadores, até sistemas inteligentes. Os si, são basicamente quatro mas cada um mais especifico para cada empresa, temos o spt, sistemas de processamento de transações ou sistemas de processamento de dados, que cada sistema faz apenas uma transação, sofre com a falta de integração, mas tem o processamento de dados não analisados.
A primeira evolução do spt é o sig, sistemas de informações gerenciais, que integram os spt’s, mas diferentemente do spt atende varias transações, funçõs e tarefas, e ainda é capaz de analisar dados e gerar informações. Logo após o sig, vem o sad, sistemas de apoio a decisão que é a evolução do sig, atende varias transações, analisa os dados e informações, sugere opções ranqueadas para tomada de decisão, e seu ranking é baseado no índice de contabilidade, ele é auditável e a decisão é feita pelo usuário.
E por fim vem o si, sistemas inteligentes, que é a evolução do sad, que tem todos os benefícios dele mas não sugere opções ranqueadas pois a sua decisão é tomada pelo próprio sistema, tornando o a sugestão inutilizável.
O mercado de trabalho vive dos sistemas de informação, cada um dentro de suas características, e de acordo com a condição financeira do local. Sempre precisam e são essenciais para o comércio, podem mudar drasticamente o estabelecimento pois mudam o jeito, a qualidade, e todo jeito do local, atraindo por vez mais clientes e mais lucros para a empresa. Logo são fundamentais para o