Toyotismo
Sistema da produção enxuta – um conceito ao alcance da pequena empresa
Lean Manufacturing, ou Manufatura Enxuta está baseado no Sistema Toyota de Produção e surgiu no Japão, na fábrica de automóveis Toyota, logo após a Segunda Guerra Mundial.
Nesta época a indústria japonesa tinha uma produtividade muito baixa e uma enorme falta de recursos, o que naturalmente a impedia de adotar o modelo da produção em massa.
A criação do sistema se deve a três pessoas: O fundador da Toyota e mestre de invenções, Toyoda Sakichi, seu filho Toyoda Kiichiro e o principal executivo o engenheiro Taiichi Ohno.
A base do Lean está na eliminação de desperdícios sob o ponto de vista do cliente final. Assim, dentro de um processo produtivo, é necessário definir o que é valor, isto é, o que o cliente está disposto a pagar no produto final. A análise visa descobrir os processos que realmente agregam valor para o produto final.
Os 7 desperdícios que o sistema visa eliminar: * Superprodução, a maior fonte de desperdício; * Tempo de espera, refere-se a materiais que aguardam em filas para serem processados; * Transporte, nunca geram valor agregado no produto; * Processamento, algumas operações de um processo poderiam nem existir; * Estoque, sua redução ocorrerá através de sua causa raiz; * Movimentação; * Defeitos, produzir produtos defeituosos significa desperdiçar materiais, mão-de-obra, movimentação de materiais defeituosos e outros.
É um conceito filosófico porque possui uma base muito forte na aceitação da ideia por todos os integrantes da fábrica, já que as pessoas tornam-se a chave do sucesso. E para isso, também existe uma gama de ferramentas que auxiliarão nessa eliminação de