Constituintes da célula eucariótica vegetal
Objectivos:
Observar diferentes constituintes da célula eucariótica vegetal ao microscópio, utilizando diferentes corantes.
Utilizar correctamente o microscópio.
Utilizar correctamente o material de laboratório.
Utilizar preparações temporárias.
Material:
- Microscópio óptico composto (MOC);
- Lâminas de vidro;
- Lamelas;
- Pinça;
- Bisturi;
- Agulha recta;
- Vermelho neutro;
- Azul-de-metileno;
- Solução de Lugol;
- Material biológico – cebola.
Interpretação de Resultados e Conclusões:
As células apresentam uma grande diversidade morfológica e funcional, sendo que as que apresentam uma estrutura mais complexa são denominadas células eucarióticas e estão representadas em todos os grupos de seres vivos, excepto nas bactérias e cianobactérias (que são representadas pelas células procarióticas, células mais simples).
As células eucarióticas possuem um núcleo organizado e delimitado por um invólucro, contrariamente às células procarióticas, que têm o material genético disperso no citoplasma.
As células eucarióticas vegetais são aquelas que pertencem aos vegetais, aos seres produtores.
As células vegetais e animais têm algumas diferenças na sua estrutura, mas existem alguns constituintes fundamentais em ambas: a membrana celular, o citoplasma e o núcleo.
As células eucarióticas vegetais diferenciam-se, também, das células eucarióticas animais pelo facto das primeiras possuírem parede celular e cloroplastos, o que não sucede com as últimas. Por outro lado, os vacúolos das células vegetais têm uma dimensão bastante mais elevada que nas células animais.
Apesar de as células eucarióticas vegetais possuírem cloroplastos, estes não existem nas células da cebola, logo não os observei na actividade experimental.
Na actividade experimental usei como meio de montagem três corantes. Os corantes utilizados foram a Solução de Lugol, o Azul-de-Metileno e o Vermelho-Neutro.
Corantes são