Relatorio
Objetivos:
Constatar que a célula é a unidade estrutural dos seres vivos;
Identificar constituintes das células eucarióticas;
Estabelecer as principais diferenças entre células animais e vegetais;
Reconhecer a importância dos corantes na observação de material vivo.
Método:
Observação ao MOC de preparações temporárias de células animais e vegetais.
Protocolo experimental:
Ver manual pág. 24 e 25
Resultados:
Obj. 10x
Oc. 10x
1- Parede celular
2- Núcleo
3- Vacúolo
4- Citoplasma
5- Campo do MOC
6- Membrana celular
Obj. 40x
Oc. 10x
1- Cloroplasto
2- Citoplasma
3- Parede celular
4- Membrana celular
5- Campo do MOC
Obj.40x
Oc. 10x
1- Núcleo
2- Citoplasma
3- Membrana celular
4- Campo do MOC
Discussão:
A célula é a unidade estrutural e funcional de todos os seres vivos , todas estas unidades estruturais provêm de células pré-existentes. A célula é a unidade de reprodução, de desenvolvimento e da transmissão das características hereditárias.
Nas células eucarióticas que observamos vimos que todas contêm citoplasma e membrana celular, em seguida vimos que apenas as células de filoides de musgo contem cloroplastos, apenas as células de epitélio lingual e as células das escamas de bolbo da cebola contêm núcleo, as células das escamas de bolbo de cebola são as únicas que contem vacúolo assim como as células de filoides de musgo e as células das escamas de bolbo da cebola são as únicas que contêm parede celular.
Estas diferenças de constituintes devem-se ao facto de as células eucarióticas se dividirem em duas : células animais e células vegetais. As células vegetais (as células das escamas de bolbo da cebola e as células de filoides de musgo) possuem uma parede celular, para terem uma maior rigidez , o vacúolo para poderem armazenar uma a maior quantidade de água e os cloroplastos para poderem realizar a fotossíntese. No entanto as células das escamas de bolbo de cebola não tem cloroplastos visto que a cebola