toyotismo
Administração
Toyotismo
Autor: Aline Cristina
RESUMO
Toyotismo é um sistema de organização voltado para a produção de mercadorias. Criado no Japão, após a Segunda Guerra Mundial, pelo engenheiro japonês Taiichi Ohno, o sistema foi aplicado na fábrica da Toyota (origem do nome do sistema). O Toyotismo espalhou-se a partir da década de 1960 por várias regiões do mundo e até hoje é aplicado em muitas empresas. Visto como um modo de organização de trabalho e da produção caracterizando pela polivalência das tarefas e do saber dos operários, pela melhorias contínua do processo de produção e pela ausência de estocks, ou seja , o produto é produzido apenas quando é recomendado. Definida como como filosofiia de gerenciamento que procura otimizar a organização de forma a atender as necessidades do cliente no menor prazo possível, na mais alta qualidade e ao mais baixo custo, ao mesmo tempo em que aumenta a segurança e o moral de seus colaboradores, envolvendo e integrando não só manufatura, mas todas as partes da organização.
INTRODUÇÃO
Do início do século XX até aproximadamente a metade dos anos 70, o mundo das organizações foi dominado pelos conceitos e técnicas disseminadas com a expansão das empresas americanas e européias. Onde quer que fabricassem ou vendessem seus produtos e serviços, essas empresas levavam junto sua tecnologia e seu vocabulário de administração.
A partir dos anos 70, porém, começaram a tornar-se conhecidas palavras e nomes vindos do Japão. Assim como avia acontecido com os americanos e europeus, chegara a vez de os japoneses ocuparem espaço no mundo das organizações e da administração. Desde então, as idéias vindas do Japão também começaram a fazer parte do vocabulário e currículo do estado da administração .
Na transição para o século XXI, o modelo japonês, uma versão sensivelmente melhorada das técnicas e proposições ocidentais sobre a