TIpos de Planejamentos
O Planejamento Tático integra a estrutura da organização para fazer frente aos desafios estratégicos estabelecidos. É importante ressaltar a temporalidade deste processo. Ele não é de longo prazo (isso esta no estratégico), mas devem ir além dia‐a‐dia, tendo uma visão de médio prazo e é neste momento que os “gestores executivos” tem a oportunidade de colocar suas contribuições, analisando a organização como um todo e estabelecendo os planos para alcançar os objetivos estratégicos. Esta aqui um momento oportuno para se estabelecer os KPI´s de médio prazo. Como é nesta fase onde os recursos começam a ser detalhados, os planos de investimentos/treinamentos aqui devem ser indicados. Nas minhas experiências, gerar um documento onde se possa registrar a contribuição dos gestores de forma organizada e divulgada, mostrou‐se um instrumento poderoso para que não se perdesse o rumo em momento de turbulência, e também para a correção deste rumo quando necessário, olhando as premissas que o nortearam o plano.
• Planejamento Estratégico
Planejamento Estratégico é um processo que define a razão de ser e os objetivos de longo prazo da organização, estabelece os programas de ação para alcançá‐los e aloca os recursos necessários para tanto.
Planejamento pode ter perfeitamente um bom número de definições e de conceitos, depende de onde se olhe porem vamos ficar com os seguintes:
Planejamento é uma base de gestão de funções que implica a formulação de um ou vários planos detalhados para conseguir um perfeito equilíbrio entre o que se quer e o que se pede, ou seja, equilíbrio entre as necessidades e as demandas com os recursos de que se dispõe.
Planejamento é precisamente um processo que identifica as metas e os objetivos que se quer alcançar. O Planejamento produz estratégias para conseguir o que se propõe; organizar os meios