Química verde e sustentavel
A química sustentável pode ser caracterizada como a gestão de impactos ambientais, sociais e econômicos causados pela atividade química no meio ambiente, na qual todas as partes envolvidas se beneficiam e os recursos naturais suprem as necessidades atuais e futuras da humanidade.
Garantir a qualidade de vida em todo o planeta também é uma das principais filosofias da química verde, que acredita que devem ser criados padrões para reduzir ou eliminar o uso e a geração de substâncias nocivas.
Química Verde
A química verde é uma linha de pensamento que tem se difundido cada vez mais a fim de tornar a química aliada ao meio ambiente. Ela se baseia em 12 passos que visam à melhora dos processos químicos realizados por indústrias. Os 12 passos são:
1.Prevenção: Evitar ao máximo pelo estudo das rotas de produção, a formação de subprodutos nocivos;
2.Eficiência: Transformar a maior parte dos reagentes utilizados em produto final.
3.Síntese segura: Estudar sínteses que não formem subprodutos nocivos e que toda sua condução seja segura.
4.Produtos seguros: O produto final também não deve ser nocivo ao meio ambiente
5. solvente seguros: dar preferencia a solventes cujo descarte possa ser feito sem impacto ambiental.
6. integração de energia: durante o processo, muita energia é gerada na forma de calor, essa energia pode ser usada dentro do próprio processo para reduzir o gasto de energia da indústria
7. fontes renováveis: as matérias primas devem ser provenientes de fontes renováveis de energia
8. derivados: evitar a formação de derivados sintéticos
9.catalise: dar preferencia ao uso de catalisadores para acelerar á reação ao invés de gastar mais material para “empurrar” a reação para os produtos
10.Biodegradável: Já foi falado do produto seguro ao meio ambiente, nesse caso é o produto que pode ser reciclado pela própria natureza.
11.Análise da poluição: Os efluentes saídos da indústria bem como o material que circula