organelas celulares
TRABALHO TRIMESTRAL
ORIGENS DA VIDA
GABRIELE RODRIGUES
ANDRIÉLE MASSENA
LUIZ ADRIANO
203
CAMPO BOM, 08 DE JULHO DE 2014ABIOGÊNESE
Até meados do século XIX os cientistas acreditavam que os seres vivos eram gerados espontaneamente do corpo de cadáveres em decomposição: que rãs, cobras e crocodilos eram gerados a partir do lodo dos rios.
Essa interpretação sobre a origem dos seres vivos ficou conhecida como hipótese da geração espontânea ou abiogênese (a= prefixo de negação, bio= vida, gênese= origem da vida a partir da matéria bruta).
BIOGÊNESE
× Experimento de RediRedi realizou o seguinte experimento: colocou pedaços de carne crua dentro de francos, deixando alguns cobertos com gase e outros completamente abertos. De acordo com a hipótese da abiogênese, deveriam surgir vermes ou mesmo moscas nascidas da decomposição. Isso entre tanto não aconteceu. Nos frascos mantidos abertos verificam-se larvas e moscas sobre a carne mas nos frascos cobertos com gase, nenhuma dessas formas foram encontrados sobre a carne.
Esse experimento confirmou a hipótese de Rede e comprovou que comprovou que não havia geração espontânea de vermes a partir de corpos em decomposição.
× Experimento de Needham e SpallanzaniNeedhamEm 1745 o cientista inglês John T. Needham realizou vários experimentos, em que submetia a fervura em frascos contendo substâncias nutritivas. Após a fervura, fechava os frascos com rolhas e deixava-os em repouso por alguns dias. Depois ao examinar essas soluções ao microscópio, Needham observava a presença de micro-organismos. A explicação que ele deu aos seus resultados foi de que os micro-organismos teriam surgidos de geração espontânea.
SpallanzaniEm 1970 o italiano Lazzaro Spallanzani repetiu o experimento de Needham, com algumas modificações, e obteve resultados diferentes, ele colocou substâncias nutritivas em balões de vidro, fechando os hermeticamente. Esses balões assim preparados eram colocados