toyotismo
Aplicado na fábrica da Toyota (origem do nome do sistema), em meio a uma crise de estrutura e capital, espalhou-se por várias regiões do mundo na década de 70. Na década de 80, passou a ser a ideologia universal da produção sistêmica do capital e até hoje é aplicado em muitas empresas.
2 – 7 Desperdícios que o sistema visa eliminar :
Tempo que se perde para consertos ou refugo
Produção maior do que o necessário, ou antes, do tempo necessário
Operações desnecessárias no processo de manufatura
Transporte
Estoque
Movimento humano
Espera
3 – Baseando nos desperdícios a ser eliminado, foi desenvolvido, principais características e finalidades do Sistema Toyotista:
• Just in time (na hora certa): sistema para detectar a demanda dos produtos a serem vendidos e, os produtos só são produzidos após a venda.
• Kanban (expressão japonesa): método para programar a produção. Cartões que mostram o andamento do fluxo de produção, de modo que, o Just in Time se efetive.
• Team Work (trabalho em grupo): são feitos grupos de trabalho, orientados por um líder, com o objetivo de que todo o tempo disponível seja aproveitado, sem perdas.
• Automatização: máquinas que desligam automaticamente são utilizadas caso ocorra qualquer problema. Um funcionário pode manusear várias máquinas ao mesmo tempo, diminuindo os gastos com o pessoal.
• Flexibilização: produzir apenas o necessário, reduzindo os estoques.
• Implantação do sistema de qualidade total em todas as etapas de produção.
4 – Em resumo... implantar os 5 zeros :
Zero atrasos
Zero estoques
Zero defeitos
Zero panes
Zero papéis
5 – Empresa Enxuta
Com todas as características e finalidades do toyotismo, fica interessante manter na empresa os funcionários multifuncionais, qualificados e adaptáveis às mudanças.
Empresa