toyota
Trabalho realizado por: David Lopes nº5
Turma:2072
Disciplina: DSP
Formadora: Barbara Reis
Definição de toxicodependência
A toxicodependência define-se como uma dependência de um "tóxico" ou droga que provoca adicionalmente perturbações psicológicas no consumidor.
As drogas não são todas iguais quanto à sua perigosidade intrínseca e, para aumentar a confusão, algumas drogas mais tóxicas (ex: o álcool) podem ser ingeridas de forma controlada por muita gente sem problemas de maior! Por outro lado, a heroína, ao contrário do álcool, é uma droga com menos efeitos tóxicos a longo prazo (embora, tal como é consumida actualmente - em condições de marginalidade, falta de higiene e sem controlo - possa ser muito perigosa), mas que tem uma capacidade tão elevada de criar dependência, que é impossível deixar de ficar "agarrado" após alguns consumos.
Assim, não se deverá meter no mesmo grupo todos os consumos e todas as drogas, porque estas têm características diferentes e é possível utilizar algumas delas de forma não abusiva.
Mesmo quando existe consumo abusivo (ou seja, já descontrolado) nem todas as drogas são idênticas falando-se preferivelmente de toxicodependências em vez de toxicodependência.
O que atribui perigosidade real a uma determinada droga, assim como o que induz e mantém o consumo de uma droga, é um conjunto de factores que interagem de forma dinâmica e estão relacionados com três variáveis: a droga (propriedades farmacológicos), o consumidor (características psicológicas) e o ambiente social que o rodeia.
Propriedades Farmacológicas da Droga
As diferentes propriedades das drogas poderão ser melhor visualizadas se pensarmos nas características da substância como um triângulo com três facetas: os seus efeitos sobre a saúde, a sua capacidade de provocar dependência e os seus efeitos sobre o comportamento. De acordo com esta figura, há drogas que têm um efeito muito nocivo sobre a saúde